sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nama-Sankirtana – Hari Haraye Namah Krsna



Srila Narottama dasa Thakura


(hari) haraye namah krsna yadavaya namah
yadavaya madhavaya kesavaya namah (1)

gopala govinda rama sri madhusudana
giridhari gopinatha madana-mohana (2)

sri caitanya, nityananda, sri advaita gopta (sita)
hari, guru, vaisnava, bhagavata, gita (3)

sri rupa, sri sanatana, bhatta-raghunatha
sri jiva, gopala-bhatta, dasa raghunatha (4)

ei chaya gosair kori carana vandana
jaha hoite vighna-nasa abhista-puraNa (5)

ei chaya gosai jara– mui tara dasa
ta- sabara pada-renu mora panca-grasa (6)

tadera carana sevi bhakta-sane vasa
janame janame hoy ei abhilasa (7)

ei chaya gosai jabe vraje koila vasa
radha-krsna-nitya-lila korila prakasa (8)

anande bolo hari bhaja vrndavana
sri-guru-vaisnava-pade majaiya mana (9)

sri-guru-vaisnava-pada-padma kori asa
nama-sankirtana kohe narottama-dasa (10)


– Tradução e Significado –
Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja


1. Krsna é o próprio Hari e também é Yadava. Ele está na dinastia tanto de Nanda Baba quanto de Vasudeva; todos são Yadavas, da dinastia de Yadu. Assim ofereço meus dandavat pranama aos pés de lótus de svayam Hari que é Yadava Krsna. Namah significa abandonar todos os tipos de relações mundanas, upadhis, e oferecer tudo nosso aos pés de lótus de Krsna .


2. Esse mesmo Krsna é Gopala, Aquele que sustenta e nutre as vacas, os pastos delas, todos gopas, e gopis. Ele também é Govinda, que dá prazer a todas estas coisas. Ele é Rama, que brinca nos corações de todos seres, especialmente no de Srimati Radhika. Ele é Madhusudana porque corta todos os tipos de asakti, apegos mundanos, e porque Ele também saboreia o madhu, ou seja, o amor e afeição de todas as gopis, e especialmente de mahabhava svarupa Srimati Radhike. Giridhari levanta a Montanha de Govardhana e salva todos os vrajavasis. Ele é Gopinatha porque é o coração e alma de todas as gopis. Ele também é Madana-Mohana porque Ele atrai e controla todos seres, e rouba os corações dos vrajavasis e gopis. Assim Ele é Gopala, Govinda, Rama, Madhusudana, Giridhari, Gopinatha, Madana-Mohana, portanto ofereço meu dandavat pranama a esse mesmo Krsna.



3. Sri Caitanya Mahaprabhu, Sri Nityananda Prabhu, Sri Advaita Prabhu, Advaita ncarya podem nos conceder o serviço a Radha e Krsna yugala. Sem qualquer causa, todos Eles podem nos proteger misericordiosamente dos apegos mundanos, anarthas e aparadhas, e podem nos ocupar no seva a Radha-Krsna. Assim estou prestando namaskara aos pés de lótus de Sri Caitanya, Nityananda, Advaita Prabhu e aos pés de lótus de Sri Hari, do diksa guru, siksa guru, dos VaisNavas, e também ao Srimad Bhagavatam e Srimad Bhagavad-Gita. Tanto Sita quanto gopta significam protetor, ou guardião. Sita, a esposa de Advaita ncarya, é muito favorável ao Mahaprabhu seva e pode outorgar krsna-prema. Narottama dasa originalmente escreveu gopta, porque não foi dado nenhum nome feminino, porém posteriormente alguém modificou isto.


4. Faço vandana, ou ofereço preces e glorificações, a Sri Rupa Gosvami, Sri Sanatana, Bhatta Raghunatha, Sri Jiva Gosvami, Gopala Bhatta e Dasa Raghunatha.


5. Pela misericórdia imotivada dos sad-gosvami, os obstáculos da devoção podem ser removidos e meu serviço abhista a Sri Yugala pode ser obtido, ou seja, todos meus desejos poderão ser realizados.

6. Eu sou o servo daquele Caitanya Mahaprabhu que é o istadeva ou Senhor adorável dos Seis Gosvamis. A poeira dos pés de lótus deles é meu panca-grasa, minha vida e alma. Nós tomamos panca-grasa, cinco tipos de alimentos ou maha-prasada, com o qual mantemos nossos cinco ares vitais. Da mesma maneira a poeira dos pés de lótus desses sad-gosvami é nossa vida e alma, mantendo nossos cinco pranas.


7. Nascimento após nascimento só tenho um desejo, de poder servir aos pés de lótus dos Seis Gosvamis. Também desejo poder sempre viver na associação de todos Vaisnavas puros.


8. Quando os Seis Gosvamis viviam em Vraja Eles revelaram os passatempos de Radha e Krsna.


9. Todos devem cantar: “hari bol! hari bol!”e fazer bhajana de Vrndavana, vivendo em Vraja e sempre servindo Vrndavana. Como? Através de majaiya mana, sempre absorver o coração no serviço ao guru e Vaisnavas.


10. Esperando obter o estimado serviço dos pés de lótus do guru e Vaisnavas, Narottama Thakura está realizando nama sankirtana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário